domingo, 7 de junho de 2009

5 de Abril - Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide


No dia 5 de Abril comemora-se o Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide. A data foi instituída, em 1999, pelo Ministério da Saúde tendo em conta o elevado número de pessoas que, em Portugal, padecem da doença.

A instituição da data comemorativa teve também em consideração “a necessidade de sensibilizar os cidadãos portugueses para os problemas de ordem pessoal, familiar e profissional que, diariamente, afligem quantos sofrem deste reumatismo crónico”.

Em Portugal existem cerca de 40 mil doentes diagnosticados com artrite reumatóide, uma doença inflamatória crónica que pode limitar os gestos diários mais simples. Abrir uma porta, agarrar numa caneta ou calçar uns sapatos pode ser um suplício para algumas pessoas que sofrem desta doença.

Em antecipação do Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide, a Roche, com o apoio da Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR), Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR), Centro Português de Design e do estilista João Rôlo, lança hoje, 2 de Abril, o concurso de design de moda “Liberdade de Movimentos”.

Esta iniciativa é inédita em Portugal e pretende desafiar estudantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, a criarem peças de roupa, especialmente adaptadas às dificuldades de movimentos vividas diariamente pelas pessoas que sofrem de artrite reumatóide em Portugal.

Os estudantes portugueses podem candidatar-se a esta iniciativa através do site“Liberdade de Movimentos”, habilitando-se a ganhar bolsas de estudo no valor total de quatro mil euros.

2 comentários: