terça-feira, 2 de junho de 2009

Artrite óssea

O que é? 
É o tipo mais comum de artrite dos pacientes idosos. Afeta principalmente a cartilagem – tecido que amortece as terminações dos ossos dentro das articulações. A artrite óssea freqüentemente afeta as mãos e as grandes articulações que suportam o peso do corpo, como joelhos e quadris.

A artrite óssea aparece quando a cartilagem começa a desgastar. Em alguns casos, toda a cartilagem pode se desgastar, fazendo com que os ossos se rocem. Os sintomas podem ir desde um inchaço acompanhado de dor moderada, até uma severa dor articular. A artrite óssea pode produzir também:

Dor na articulação,
Diminuição do movimento da articulação,
Invalidez em alguns casos.
Os estudiosos acham a artrite nas diferentes articulações pode ter diversas causas. A artrite óssea das mãos ou quadris pode ter origem familiar. A artrite óssea dos joelhos está associada com excesso de peso. Lesões ou um excesso de uso podem ser a causa da artrite óssea, que acomete as articulações dos joelhos, quadris ou mãos.

Tratamento

Repouso, exercícios leves, uma dieta saudável e bem balanceada e aprender a usar corretamente as articulações são partes importantes de qualquer programa de tratamento para a artrite. O tratamento é diferente segundo cada tipo de artrite.

Até o momento não existe um tratamento que cure a artrite óssea, exceto a cirurgia para substituição das articulações. No entanto, melhorar a maneira como se utilizam as articulações, por meio de repouso e exercícios adequados e controle de peso, lhe ajudarão a controlar a dor.

Existem alguns medicamentos que ajudam as pessoas a controlar a dor da artrite óssea. São os inibidores COX-2 e NSAID (drogas antiinflamatórias não esteroides como o ibuprofeno e o naproxeno). Estes medicamentos reduzem a inflamação, sem que seja necessário a utilização de drogas mais fortes como corticosteróides e outros esteroides. Os inibidores COX-2 são um novo tipo de medicamento, que funciona como os NSAID, mas podem causar menos efeitos secundários.

Um novo tratamento utiliza a injeção de ácido hialurônico na região em volta da articulação do joelho. Neste tratamento são agregados também líquidos que substituem os fluidos naturais que o corpo perdeu, para ajudar a que as pessoas com artrite possam manter o movimento do joelho sem apresentar dor.

É importante que você decida viver cada dia tão plenamente como seja possível. Os medicamentos, o repouso e o exercício são a melhor combinação para o alivio dos sintomas, mas também é importante que você se mantenha ligado e enfocado nos aspectos positivos da vida.

O que causa a artrite óssea?

A artrite óssea aparece quando a cartilagem começa a se desgastar. Em alguns casos, toda a cartilagem pode se desgastar, fazendo com que os ossos se toquem. Os sintomas podem ir desde um inchaço acompanhado de dor moderada, até uma grave dor articular.

Um comentário:

  1. estou, com artrite ossea se não tomo o remedio sinto muita dor , sera´que vai ser assim pro resto da minha vida? gosto de dançar, tenho medo da invalides ,tenho 62 anos. que exercicio posso estar fazendo pra ajudar? obrigado.

    ResponderExcluir