segunda-feira, 1 de junho de 2009

Tratamentos e Diagnóstico da artrite

Tratamento
A artrite é uma doença crônica, isto é, vai acompanhá-lo ao longo de sua vida.

No entanto, ao receber o tratamento adequado, você evita ou minimiza os impactos da AR no organismo. Por isso, conversar com o médico regularmente, seguir suas orientações e tirar dúvidas é muito importante para que seu tratamento seja efetivo. 

Além disso, a ciência tem conseguido avanços significativos tanto no entendimento da doença quanto na descoberta de medicamentos e terapias que garantem diminuição da dor, reduzem a progressão da doença e melhoram consideravelmente a qualidade de vida de quem tem AR. 

Hoje existe uma variedade muito grande de medicamentos que são utilizados com sucesso no tratamento da artrite. Isso acontece pois cada paciente desenvolve a doença de uma forma e, assim, o que serve para uma pessoa pode não fazer efeito em outra. Por isso, somente um médico pode identificar o que é melhor para seu caso, selecionando quais drogas são indicadas para você em cada momento do tratamento. 

Os remédios para tratamento da artrite são divididos em
Medicamentos sintomáticos e Drogas modificadoras do curso da doença (DMARDs). Normalmente, o seu medico irá indicar uma combinação de dois ou mais medicamentos, de acordo com as necessidades do seu organismo, e depois vai acompanhar suas respostas ao tratamento, solicitando exames periodicamente. 

Para que seu tratamento seja satisfatório e atenda às suas expectativas, é muito importante que você leve em consideração os seguintes pontos: 

  • alguns remédios chegam a demorar meses para que possamos perceber seus efeitos. Por isso, não pare o tratamento se não notar resultados e, principalmente, não faça isso sem o consentimento de seu médico;
  • todo medicamento, mesmo aqueles vendidos sem receita médica, pode causar efeitos colaterais. Assim, você deve relatar a seu médico qualquer reação inesperada durante o tratamento;
  • antes de começar a tomar os novos remédios, fale com seu médico sobre outros medicamentos que já esteja tomando e pergunte sobre as possíveis reações de cada droga que você terá de tomar;
  • a maioria dos medicamentos, seja qual for sua aplicação, não é recomendada para gestantes, por isso, fale com seu médico sobre métodos de controle de natalidade que você pode usar durante o tratamento e o que deve fazer quando decidir ter filhos;
  • conte sempre com seu médico, ele sempre será o principal aliado na busca pelas melhores opções de tratamento e uma melhor qualidade de vida
Diagnóstico

Normalmente, o diagnóstico da artrite é feito pelo o médico especialista no tratamento das doenças que atingem as articulações e os ossos. A conversa entre médico e paciente é o ponto de partida para qualquer diagnóstico. É por meio dela que o médico fica sabendo dos sintomas e de outras ocorrências que podem ajudá-lo a chegar a algumas conclusões. A seguir, ele faz o exame físico para observar as juntas e a existência de outras evidências que indiquem o que está acontecendo. 

Depois são realizados exames laboratoriais, que vão mostrar o grau das inflamações e outros fatores que podem identificar a natureza da artrite , (artrose, lúpus etc). O médico também pede radiografias, que podem apresentar alterações ósseas próximas às articulações e outras lesões. 

Geralmente, um paciente é diagnosticado como portador de artrite quando apresenta, ao mesmo tempo:
  • artrite por mais de 6 semanas;
  • nódulos reumáticos sob a pele;
  • erosão das juntas nas radiografias;
  • resultado positivo no exame de sangue para um anticorpo conhecido com fator reumatóide.
No entanto, é possível que uma pessoa com artrite tenha só alguns ou mesmo nenhum desses sintomas. Lembre-se que eles variam muito entre os pacientes e só mesmo um médico pode fazer o diagnóstico correto e decidir qual o melhor tratamento para cada caso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário