terça-feira, 2 de junho de 2009

Pseudogota

O que é?

A pseudogota (doença da deposição de pirofosfato de cálcio dihidratado) é um distúrbio caracterizado por crises intermitentes de artrite dolorosa causada por depósitos de cristais de pirofosfato de cálcio. O distúrbio geralmente ocorre em indivíduos idosos e afeta igualmente os homens e as mulheres. Em última instância, a pseudogota provoca degeneração das articulações afetadas.

Causas e Sintomas

A causa da pseudogota é desconhecida. Ela pode ocorrer em indivíduos com outras doenças como, por exemplo, um nível anormalmente elevado de cálcio no sangue causado por um nível elevado de hormônio da paratireóide (hiperparatireoidismo), um nível anormalmente elevado de ferro nos tecidos (hemocromatose) ou um nível anormalmente baixo de magnésio no sangue (hipomagnesemia). Os sintomas variam bastante.

Alguns indivíduos apresentam crises de artrite dolorosa, comumento atingindo os joelhos, os punhos ou outras articulações relativamente grandes. Outros indivíduos apresentam uma dor crônica e prolongada e rigidez articular nos membros superiores e inferiores. O médico pode confundir o quadro com a artrite reumatóide. Comumente, as crises agudas são menos graves que as da gota. Alguns indivíduos não sentem dor entre as crises e outros nunca sentem dor apesar dos grandes depósitos de cristais.

Diagnóstico e Tratamento

A pseudogota freqüentemente é confundida com outros distúrbios articulares, especialmente com a gota. O diagnóstico é realizado através do exame de uma amostra de líquido sinovial que é feita com o auxílio de uma agulha. Cristais compostos de pirofosfato de cálcio, e não de urato, são observados no líquido sinovial. As radiografias também podem ajudar no estabelecimento do diagnóstico, pois os cristais de pirofosfato de cálcio, ao contrário dos cristais de urato, bloqueiam os raios X e aparecem nas radiografias como depósitos brancos. Geralmente, o tratamento pode interromper as crises agudas e impedir novas crises, mas não consegue evitar as lesões das articulações afetadas.

Mais freqüentemente, os antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como o ibuprofeno, são utilizados para reduzir a dor e a inflamação. Oca- sionalmente, a colchicina pode ser administrada pela via intravenosa para aliviar a inflamação e a dor durante as crises. Ela também pode ser administrada pela via oral em doses baixas diárias para evitar as crises. Algumas vezes, o acúmulo excessivo de líquido sinovial é drenado e, em seguida, com o objetivo de reduzir a inflamação, é injetada na articulação uma suspensão de cristais de um corticosteróide. Não existe um tratamento prolongado disponível para remover os cristais.

Um comentário:

  1. Foi constatado em exames q tenho pseudogota, quero saber aonde encontro especialistas na doença.

    ResponderExcluir